ONG Cão Viver

Blog Cão Viver

Aprenda como cuidar dos olhos do seu pet
Publicado em 28 de novembro de 2015

A oftalmologia animal é uma área que tem ganhado cada vez mais a confiança dos donos dos pets. Há alguns anos, essa especialidade não era tão evoluída e, por isso, não possuía muitos recursos para tratar os problemas oftalmológicos dos peludos. Essa falta de recursos e conhecimento na área poderia fazer com que um problema de vista simples em um peludo resultasse na perda da visão.

Para evitar futuros problemas oftalmológicos no seu peludo, é interessante fazer uma limpeza de duas a três vezes por semana. Isso pode ser feita com soro fisiológico, gaze e um pente antipulgas para pentear a região e ajudar a eliminar as remelas que vão acumulando ao redor dos olhos. Em pets com pelos mais claros, essas manchas ficam muito evidentes, e é possível perceber em alguns casos uma secreção amarronzada; porém, não é necessariamente uma doença, muitas vezes é apenas a reação da secreção com a luz. O que se pode fazer para evitar essas secreções é incluir alguns suplementos na alimentação do seu peludo.

Alguns cuidados, além da limpeza citada acima, podem ser tomados pelos próprios donos de qualquer espécie ou raça de pet, são eles:

  • Nunca deixe o seu peludo na janela do carro, caso contrário, os olhos dele ficarão muito secos e irritados, facilitando a ocorrência de lesões;
  • Use sempre shampoos indicados para a espécie. O uso de um shampoo infantil, como o Johnson’s Baby “Chega de Lágrimas”, também é uma ótima opção para lavar regiões próximas aos olhos;
  • Ao secar o seu pet com secador, procure não direcionar o vento para a região dos olhos. Caso você o leve ao petshop, peça aos funcionários que tomem esse cuidado também;
  • Para as raças de pelo longo, evite deixar os pelos caírem nos olhos;
  • Em hipótese alguma medique seu pet sem recomendação veterinária.

Mesmo com esses cuidados, é importante sempre observar os olhos do seu peludo para analisar se tem algo diferente; caso ele tenha algum dos sintomas abaixo, é essencial a procura de um veterinário:

  • Olhos avermelhados ou esbranquiçados;
  • Olhos fechados ou piscando muito;
  • Manchas nos olhos;
  • Sensibilidade à luz;
  • Lacrimejamento ou secreções;
  • Olhos com manchas de sangue.

Algumas vezes o problema pode não ser visível, portanto é importante observar também se o seu pet não está batendo nos objetos da casa, encostando nas paredes ou com alguma alteração no comportamento, como principalmente irritabilidade. Nesse caso também é importante que você leve o seu pet ao veterinário de confiança.

Geralmente um oftalmologista veterinário é procurado quando um veterinário especializado em clínica geral necessita de assistência para solucionar algum problema de vista que não seja do seu conhecimento. Porém, o ideal é que você leve o seu bichinho de estimação, a partir dos 6 anos de idade, para consultas oftalmológicas anualmente, para, além de diagnosticar algum problema que venha a surgir, prevenir muitos deles. Lembrando que, caso o seu pet possua predisposição a desenvolver proptose do bulbo, como cães da raça Shih Tzu, é necessário um cuidado ainda maior quando se trata de problemas oftalmológicos.

É importante então ficarmos atentos para algum problema que possa ocorrer nos olhos dos nossos pets e, além disso, ter o costume de fazer uma limpeza periódica. Seguindo esses conselhos, caso seu peludo comece a sofrer de alguma doença oftalmológica, você descobrirá na fase inicial, o que resulta em um tratamento muito mais barato para você e mais tranquilo para o seu pet.

Autora: Ana Reis

Fontes:

http://www.farejadordecaes.com.br

http://www.cao-feliz.com/

Sobre

O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!


Busca

Últimos posts
Topo

Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h

2D Comunicação Impressa e Digital