ONG Cão Viver

Blog Cão Viver

Como dar banho no meu gato?
Publicado em 18 de julho de 2015

Muitas pessoas não sabem que, apesar de os gatos se limparem com frequência, podem precisar sim de um banho. A necessidade é maior em situações em que o animal está muito sujo, com os pelos oleosos ou com pulgas. Sabemos, no entanto, que os bichanos não são muito fãs desta prática, e podem tornar este momento bastante complicado e até impossível para alguns donos. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para amenizar esta situação.

Uma das medidas prévias é aparar as unhas do seu animalzinho, porque mesmo que ele seja calmo, pode se irritar ao ser colocado na água e quem sofrerá as consequências será o dono. Faça isso tendo algum petisco como recompensa para facilitar o processo. Depois, é necessário preparar uma bacia com água morna e, preferencialmente, com um tapete antiderrapante dentro, para ele não se machucar caso tente fugir. É importante também usar sempre um xampu apropriado para gatos, nunca para cães ou pessoas.

Vale ressaltar que, quando os animais são acostumados desde pequenos com banho, a tarefa fica mais fácil. Do contrário, mesmo se o seu animal for calmo, é necessário se proteger, colocando uma roupa de manga comprida e mais velha. Antes de colocá-lo na água, faça uma escovação no gato para retirar os pelos mortos e possíveis nós.

Finalmente, a hora mais difícil: colocar o bichano na água. Neste momento, o tutor deve pegar o animalzinho pelo pescoço, na parte de cima. Ele não sente dor neste ponto, mas fica calmo, porque estava habituado a ser carregado pela mãe dessa forma. É importante, no entanto, ver vídeos e fotos se necessário para não correr o risco de machucá-lo. Caso não queira segurá-lo dessa forma, peça para que alguém ajude segurando as patinhas. Depois, com uma esponja molhe e ensaboe o gato enxaguando bem em seguida.

Após o banho, seque o máximo que puder com a toalha para encurtar a etapa do secador, porque o barulho pode assustar o animal. Ao ligar o secador, certifique-se que ele está a uma distância confortável colocando a mão para sentir se não está queimando a pele do gato. Por fim, é válido recompensar o animalzinho com algum petisco, para que ele aos poucos assimile a experiência a uma coisa boa!

Autora: Nicole Alves

Sobre

O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!


Busca

Últimos posts
Topo

Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h

2D Comunicação Impressa e Digital