Pensar em dar um osso para cachorro está quase implícito no ato de ter o animal. Além de ser um item adorado pelos pets, ele também pode trazer vários benefícios para a saúde do bichano, desde que escolhidos apropriadamente.
Para que o cachorro possa usufruir 100% das vantagens de se consumir um osso, ele precisa ser seguro para sua saúde. Confira abaixo os cuidados que se deve ter ao escolher o osso para cachorro, assim como os benefícios que ele oferece!
Pelo fato de o osso ser uma associação natural quando falamos de cães, muitas pessoas acreditam que qualquer peça pode ser consumida. Porém, a escolha errada do osso pode ser fatal para a saúde do seu amigo.
Os ossos de frangos e de galinhas, por exemplo, por serem pequenos, se quebram facilmente à medida que o cachorro morde. Os pequenos e afiados pedaços que se formam podem causar ferimentos e até obstruir a respiração do animal.
Ossos cozidos, fritos ou assados também não devem ser oferecidos aos pets, já que o processo de cozimento pode deixar o osso mais rígido, o que pode quebrar os dentes dos cachorros ou se transformarem em lascas conforme a mastigação dos mesmos.
Ossos de animais, no geral, não são aconselhados para os cachorros, pelos inúmeros perigos que oferecem à sua vida. Os ossos recreativos são os mais indicados para o seu bichano.
Agora que você já aprendeu como escolher o osso para cachorro perfeito para o seu melhor amigo, que tal descobrir os benefícios que esses mimos podem oferecer a eles? Confira abaixo!
Os ossos para cachorro são grandes aliados na higiene bucal dos cães. Isso porque a utilização de ossinhos, de acordo com a veterinária Sylvia Angélico, do site Cachorro Verde, ajuda a combater as bactérias formadoras de tártaro. Como os ossos para cachorro estimulam a mastigação, eles ajudam na remoção das possíveis placas que possam se formar no animal.
Além disso, os ossinhos podem ajudam a limpar sujeiras que ocasionalmente ficam presas entre os dentes e gengiva do cachorro.
Os ossos para cachorro são ótimos para complementar a alimentação, sendo fonte de proteínas e minerais. Eles ainda completam a dieta com cartilagem, colágeno e condroitina, todas substâncias que fortalecem as articulações, tendões e ligamentos.
Alguns cachorros possuem uma síndrome chama de coprofagia, que consiste em o animal se alimentar das próprias fezes. Porém, quando há o consumo de ossos para cachorro as chances dessa doença ocorrem são minizadas, já que o cocô produzido é mais sequinho e com o odor discreto, portanto, menos “atrativo”.
Uma das grandes dificuldades para quem tem cachorro é o fato de educá-lo para não roer móveis, roupas e qualquer outro objeto que esteja pela casa. Os ossinhos são grandes aliados nessa missão. Por serem resistentes e difíceis de desgastarem, o cachorro concentra toda a sua energia em um item só.
Quando escolhidos adequadamente, os ossos para cachorros são ótimas ferramentas de bem-estar e de saúde para o seu pet. A Petz possui diversas opções de ossos apropriados para o consumo animal.
Autor: Gear SEO
Referência usada:
O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!
Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h