ONG Cão Viver

Blog Cão Viver

Cruzamento entre cães – o que fazer e o que não fazer
Publicado em 7 de abril de 2016

O cruzamento de cães é algo que deve ser feito com alguns cuidados para ter a certeza de que a cadela e seus filhotes ficarão saudáveis. Não é recomendado que se faça o cruzamento entre pais e filhos (atividade que muitos criadores fazem na tentativa de aperfeiçoar a raça). Sendo assim, deve-se separar a fêmea do macho na altura do cio.

Deve-se esperar até que as cadelas cresçam e fiquem maiores e mais velhas (2 cios em cadelas de grande porte, 3 cios se forem de pequeno porte), para que a cadela esteja bem desenvolvida. Assim, maiores complicações no seu parto serão evitadas.

O desmame dos cães deve ser feito entre 30 a 45 dias após o parto, dependendo do tamanho da raça. Depois disso, deve-se ir habituando-os gradualmente à ração. Nunca dê leite de vaca aos filhotes porque tem maior teor de gordura.

Cruzamento entre raças

O cruzamento entre raças não deve ser feito nunca e por vários motivos. Primeiro, podem surgir alguns problemas congênitos que não são normais na raça de origem. E muitas outras complicações, tais como maior tendência a doenças cardíacas, fraca estrutura óssea, entre outras.

Alguns cruzamentos entre raças:

Welsh Corgi + Husky

welsh_husky

Dachshund + Golden Retriever

dachshund_golden

Yorkshire Terrier + Poodle

yorkshire_poodle

Pastor Alemão + Chow Chow

pastor_chowchow

Conclusão

Os cruzamentos entre cães devem sempre ser feitos entre cães da mesma raça, adultos, e a cadela não deve ter acasalado já muitas vezes, porque esse processo cria um desgate e uma tensão muito grande no corpo da cadela. Deve ser sempre feito com a supervisão de um criador especializado ou alguém que entenda bem de cães. Lembrando que é recomendado que se tenha a certeza de que ambos os cães possuem as vacinas em dia.

 Referência e imagens: www.meuspets.com

Autor: Ricardo Pereira – http://comoadestrarcaogato.com/

Sobre

O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!


Busca

Últimos posts
Topo

Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h

2D Comunicação Impressa e Digital