ONG Cão Viver

Blog Cão Viver

Cuidados com os cães na primavera
Publicado em 12 de setembro de 2015

Setembro é o mês da primavera, estação em que já é perceptível um aumento significativo de temperatura e chuvas mais frequentes. Nesta época, devem ser tomadas uma série de cuidados com os pets, que podem acabar sofrendo com estas mudanças. Veja algumas dicas de como tornar a estação mais agradável para o seu amigo.

Doenças

Primeiramente, é importante verificar se a vacinação está em dia, porque as chuvas favorecem o aumento de leptospirose.

Parasitas

O aumento da temperatura também ocasiona maior proliferação das pulgas, por isso é importante aplicar mensalmente um remédio anti pulgas para prevenir.

Passeios

A atenção também deve ser estender aos passeios, pois como está muito quente não é recomendado passear com o seu animalzinho em horários inapropriados; além de queimar as patinhas ele pode se desidratar. Espalhar vasilhas de água por vários lugares também é uma forma de garantir que ele não ficará com sede.

Banho e tosa

Os banhos devem ser dados com água morna ou fria, e os animais mais peludos devem fazer a sua primeira tosa, ainda que parcial, neste período.

Jardins

Donos que possuem jardins em casa devem redobrar a atenção, porque o ambiente oferece muitos atrativos para alguns animais, principalmente filhotes. Algumas flores são consideradas tóxicas e devem ser evitadas, porque sua ingestão pode levar à morte, como por exemplo: azaleia, antúrio, bico-de-papagaio, calandium ou tinhorão, ciclâmen, comigo-ninguém-pode, coroa-de-cristo, costela-de-Adão, cheflera, crisântemo, dracena, espirradeira, filodendro, hera, hortênsia, kalanchoe, lírio, beladona, trombeta de anjo, mandioca brava, orelha de elefante, mamona, copo de leite, espada de São Jorge, avelós. Os adubos industrializados ou orgânicos também são extremamente tóxicos, e não podem ser ingeridos pelos animais. Por fim, animais como aranhas, abelhas, sapos, rãs, formigas, algumas lagartas e mesmo cobras e escorpiões são comuns nestes espaços, e o animalzinho pode se machucar ao passar por eles ou até mesmo querer brincar.

A primavera é uma estação linda, e tomando os cuidados necessários você e o seu pet poderão aproveitar muito bem. Basta se atentar aos detalhes que muitas vezes deixamos passar.

Autora: Nicole Alves

Sobre

O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!


Busca

Últimos posts
Topo

Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h

2D Comunicação Impressa e Digital