ONG Cão Viver

Blog Cão Viver

O preconceito na hora da adoção
Publicado em 8 de agosto de 2015

Você sabia que no mundo animal também existe preconceito? É comum as ONGs e protetoras verificarem que os animais de cor preta geralmente são os últimos a serem adotados, isso quando o são. No caso dos gatos existe ainda uma situação mais alarmante, porque segundo crenças populares antigas e infundadas os “gatos pretos dão azar”, e ainda há quem utilize os animaizinhos para rituais de sacrifício no mundo de hoje.

É possível perceber então que o “racismo” não existe apenas de humanos para humanos. Em ONGs, quando surgem animais de raça definida, estes são os preferidos e não demoram a serem adotados. Com os vira-latas já existe um preconceito maior, que é ainda mais agravante quando são vira-latas pretos. Marjorie Rodrigues, do grupo OperaCÃO Resgate, de Campinas alega: “Todo mundo quer filhote, branquinho, peludinho, macio e de porte pequeno. Acham que as características físicas do animal vão dizer se ele é ou não mais carinhoso que o pretinho, de pelagem dura, porte médio e adulto”.

Outra categoria de animais que sofrem preconceito, independente da cor, são os adultos.  Muitos não sabem que adotar um animal adulto tem inúmeras vantagens, como, por exemplo um temperamento já definido; o fato de o animal ser mais tranquilo por já ser castrado; saber que ele não vai destruir as suas coisas como um cão filhote (e, portanto, dará menos trabalho para educar); já tem o tamanho definido e geralmente já sabem onde fazer as suas necessidades. Muitos acham que o animal, por ser adulto, não irá acostumar com o adotante como seu dono, mas o que se observa geralmente é o contrário: o cão adulto apresenta uma gratidão ainda maior por ter sido escolhido depois de passar, em alguns casos, anos em abrigos ou na rua.

Na hora da adoção, é importante desprender-se destas coisas e avaliar pela questão de comportamento ou espaço qual o bichinho você acha que irá se adaptar melhor às suas condições. Pode ter certeza que quando você vai adotar um animal, não é você que o escolhe, e sim o contrário, independente de cor ou idade.

Clique aqui e veja esse lindo ensaio da Black Dog Project:

http://f5.folha.uol.com.br/bichos/2015/06/1642822-projeto-mostra-real-beleza-de-caes-pretos-discriminados-na-adocao.shtml

Fonte:

http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/11/capa/campinas_e_rmc/222907-caes.html

https://animaisrespeito.wordpress.com/2014/02/07/a-adocao-de-animais-pretos-pra-que-tanto-preconceito/

Autora: Nicole Alves

 

Sobre

O Blog da Cão Viver tem a intenção de trazer conteúdo informativo e dicas aos donos de pets e apoiadores da causa animal. Aqueles que já têm um animalzinho ou pensam em adotar, encontrarão semanalmente diversas informações, que vão desde dicas de saúde e comportamento, até discussões sobre as notícias mais recentes dentro do mundo animal. Boa leitura!


Busca

Últimos posts
Topo

Rua 1º de Maio, 165 - Bairro Braúnas - CEP: 32.186-429 - Contagem / MG
Visitas e adoções: 3a, 5a e 6a, das 14h às 16h; sábado, das 13h às 16h / Consultas: de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h

2D Comunicação Impressa e Digital