A época mais perigosa do ano para os cachorros, sem dúvidas, é o verão. É sempre aconselhável deixar seu cachorro em casa durante dias quentes, refresca-los com muita água fresca constantemente, higienizar seu pote de comida e água para evitar doenças e evitar fazer caminhadas durante o dia, sempre faça caminhadas de manhã ou à noite. Um dos erros mais comuns que as pessoas podem cometer em relação aos seus cachorros é deixá-los dentro de um veículo durante o calor.
Cães não possuem a capacidade de transpirar como nós humanos para se refrescarem, então eles recorrem a famosa ‘’língua de fora’’ para baixarem sua temperatura, mas num carro parado ou estacionado esse método dos cachorros é pouco eficaz e pode ser fatal, além de correrem o risco de sofrer uma hipertermia. Lembre-se de que até com as janelas abertas seu carro pode facilmente esquentar durante dias quentes.
Sempre fique atento se o seu cachorro está com a língua de fora demasiadamente ou se ele mostra sinais de lentidão e preguiça. Esses sinais podem indicar uma possível hipertermia. Se realmente for o caso, leve seu cachorro a um ambiente fresco e arejado, molhe alguns panos e enrole-os em suas patas, orelhas e abdômen, ou coloque seu cachorro numa bacia com água fresca, evite usar água fria para não estressá-lo. Assim que ele estiver estável, é aconselhável levá-lo ao veterinário o mais rápido possível mesmo que a temperatura do seu corpo tenha baixado. Outros sintomas de hipertermia incluem: estresse, língua com uma cor mais avermelhada ou roxa, fraqueza, hipersalivação, vômito e dificuldade na respiração.
Quando fizer caminhadas durante o dia, preste atenção se o chão ou o asfalto da rua estão muito quentes para não queimar e machucar as patas do seu cachorro. Faça caminhadas durante a manhã ou à noite, quando a temperatura estiver mais fresca. Cães mais velhos, mais pesados ou com o pelo mais grosso correm maior risco de esquentar seu corpo mais rapidamente. Sempre leve bastante água fresca para você e o seu cachorro em suas caminhadas.
Já deve ter notado que água é o item mais importante em dias quentes quando for cuidar do seu pet. Quando ele estiver dentro de casa durante o dia, deixe seu pote de água em um local arejado e com sombra e evite deixar água em locais claros e com raios de sol porque a água pode esquentar rapidamente. Lembre-se de que o seu cachorro nunca tomará água quente, não importa quanta sede ele sentir.
Em dias de verão, tome especial cuidado com a saúde e higiene do seu cachorro principalmente se ele tiver um porte pequeno, como Bulldog francês. Cães com o corpo, cabeça e focinho pequeno também são conhecidos como cães braquicefálicos, que sofrem de problemas de respiração e possuem a via respiratória parcialmente obstruídas. O Bulldog francês, por exemplo, por ser um cão braquicefálico e brincalhão, se cansa muito facilmente em dias quentes, por isso, o risco de hipertermia é maior.
O verão é muito agradável para a maioria das pessoas, mas pode ser uma época difícil para seu cachorro. Lembre-se de dar-lhe muita água e, é claro, tratá-lo com amor, atenção e carinho.