História da
Cãoviver
Com o objetivo de acolher e abrigar cães e gatos em situação de risco e abandono, a Associação Cãoviver em Defesa dos Animais foi oficialmente fundada em julho de 2003.
O abrigo, instalado em um sítio inicialmente preparado para abrigar alguns poucos animais (o espaço foi utilizado no passado como estação de manejo destinada ao tratamento, reabilitação e reinserção a fauna de jaguatiricas apreendidas nas ações do IBAMA MG), hoje abriga mais de uma centena de cães e algumas dezenas de gatos.
Durante todos esses anos de atividade, foram milhares de animais resgatados, muitos sem possibilidade de salvação, pois, via de regra, foram vítimas de abandono, atropelamento, espancamento dentre vários outros tipos de maus-tratos.
Uma vez resgatados, os animais recebem os primeiros cuidados veterinários e seguem para a quarentena, onde ficam em observação, sendo também examinados, vermifugados e esterilizados. Recebem durante todo esse processo a atenção e os cuidados necessários para que consigam se recuperar o mais rapidamente possível dos traumas sofridos. Após o período de quarentena, eles passam a conviver com outros animais para se socializar e, dessa maneira, completar também o ciclo de recuperação psicológica, ficando finalmente aptos à adoção. As adoções ocorrem principalmente através de visitação direta ao abrigo ou em eventos específicos, as chamadas “Feirinhas de Adoção”. Com o objetivo de aumentar o número de adoções, atendendo assim a um maior número de animais, organizamos um intenso trabalho de divulgação através principalmente de jornais impressos e internet.
Ao longo do tempo, a Instituição se estabeleceu basicamente através de doações (doadores institucionais e padrinhos de alguns dos nossos animais), do trabalho voluntário e da prestação de serviços veterinários.
Atualmente, a Cãoviver tem como foco principal a esterilização de animais em situação de rua, sob guarda de protetores independentes e pessoas comprovadamente carentes: moradores de rua, beneficiários de programas de auxílio social, etc. Passamos a agregar também ações institucionais de proteção animal, guarda responsável e educação ambiental.
O trabalho da Cãoviver é reconhecido em nível nacional e internacional, sendo agraciada com diversos prêmios e considerada como a melhor ONG do Brasil em bem-estar animal pela Pedigree em 2013. Importante também mencionar a Lei Nº 18.641, de 21 de dezembro de 2009, que declara de utilidade pública a Associação Cãoviver em Defesa dos Animais, com sede no Município de Contagem, assinada pelo então governador Aécio Neves da Cunha.