Sem Ninhada
A atuação da Cãoviver se baseou durante muitos anos no acolhimento, nos cuidados básicos e no encaminhamento para adoção de cães e gatos. Entretanto, a realidade das superpopulações de cães e gatos na região metropolitana de BH, como a de várias metrópoles brasileiras, demandou a abertura de outra frente de atuação, que, de certa maneira, pode ser que talvez até mesmo já esteja se sobrepondo ao nosso foco original. Em suma, com o agravamento das condições operacionais do abrigo da SMPA (Sociedade Mineira de Proteção Animal) no decorrer de 2014/2015, a demanda que a Cãoviver recebia por vagas de abrigo se tornou simplesmente absurda.
SEM NINHADA
Este novo status quo a obrigou a rever princípios, prioridades e processos internos. Percebeu-se que continuar como simples abrigo de uma centena de cães e algumas dezenas de gatos pouco contribuiria para amenizar a situação dos milhares de gatos e milhões de cães da grande BH. A única coisa que parecia coerente naquele momento era iniciar um movimento de migração gradual das vagas “normais” de abrigo para vagas de “pós-castração”: era o início do Projeto Sem Ninhada, com o apoio inicial da Natura, que doou em 2014 os recursos que permitiram a reforma do bloco cirúrgico, aquisição de mais uma mesa de procedimento e instrumentais e o custeio das primeiras castrações (43 animais).
Atualmente, o projeto tem como foco principal evitar a procriação desenfreada de animais sob a guarda de protetores independentes e pessoas comprovadamente carentes (moradores de rua, beneficiários de programas oficiais de assistência social etc). As castrações são realizadas por veterinários e auxiliares voluntários, reduzindo os custos envolvidos.
Se você acha que esse projeto faz sentido, contribua!
Doe R$130,00 para o Projeto Sem Ninhada e patrocine uma castração. Você pode escolher entre doar para o projeto ou indicar um caso/protetor de que tenha conhecimento.
Ao doar, por favor, envie e-mail para comercial@caoviver.com.br com o assunto “Projeto Sem Ninhada”, informando para que será destinada sua doação. Em caso de indicar protetor, deve ser enviado e-mail para ele em cópia. Colabore!